com a quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O ranking analisa a competitividade das 404 cidades com mais de 80 mil habitantes do país. A capital catarinense se manteve na ponta à frente de outras capitais, como São Paulo (2ª), Vitória (3ª) e Porto Alegre (4ª). O resultado foi divulgado na quarta-feira, 21, em Brasília, juntamente com Ranking de Competitividade dos Estados, no qual Santa Catarina aparece como o mais seguro do país e o segundo mais competitivo no ranking geral.
A cidade está no Top 10 em quatro pilares do levantamento: Inovação e dinamismo econômico (2ª), Capital Humano (3ª), Inserção Econômica (6ª) e Qualidade da Saúde (10ª). Dos 13 pilares avaliados, Florianópolis está no Top 100 em oito deles.
De modo geral, SC teve 17 cidades avaliadas nesta edição sendo que, destas, sete estão entre as 50 mais competitivas do país: Florianópolis (1º), Jaraguá do Sul (12º), Balneário Camboriú (14º), Criciúma (18º), Blumenau (23º), Joinville (31º) e São Bento do Sul (33ª).
“Santa Catarina é um estado diferenciado pelos nossos empresários, nossos comerciantes, pela nossa força de trabalho, de pleno emprego.
Por isso enchemos a boca pra dizer que Santa Catarina é competitiva como um todo. Esse resultado por município mostra que estamos no caminho certo. Investindo em cada região, reconhecendo cada potencialidade”, enfatizou o governador Jorginho Mello (PL), presente na cerimônia.
SANTA CATARINA – O ESTADO MAIS SEGURO DO PAÍS
Brasília – Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de São Paulo. Já na região Sul do país o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro.
Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemorou o governador Jorginho Mello (PL), que esteve no evento, acompanhando a divulgação.
O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados na quarta-feira, 21, em Brasília. De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.
Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos.
Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirmou.
Jaraguá do Sul – O MDB-SC comunicou, com profundo pesar, o falecimento do empresário Angelo Alberto Chiodini, na terça-feira (20), no Hospital São José de Jaraguá do Sul. Angelo era pai do deputado federal e candidato a prefeito por Itajaí, Carlos Chiodini.
Carlos Chiodini, divulgou uma nota junto com a coordenação do MDB de Itajaí em relação às atividades nos próximos dias.
No comunicado, a coligação “Itajaí em 1º lugar”, em respeito aos familiares e ao candidato Carlos Alberto Chiodini decidiu suspender as atividades públicas por três dias.
Forte, Chiodini segue sua caminhada, uma jornada longa e trabalhosa, na redes sociais o candidato escreveu, “Este é o momento mais difícil da minha vida.
Nunca estamos preparados para a despedida. E, neste dia, infelizmente tenho que dar adeus ao meu pai. Agradeço pelos ensinamentos e por seu apoio em cada escolha, em todos os momentos da minha vida…”
A equipe de jornalistas do Hora Política se solidariza como o candidato Carlos Chiodini e toda sua família, que Deus possa confortar esse momento doloroso.
NOVO ENDEREÇO DA PGE/SC EM BRASÍLIA
Brasília – A Procuradoria Especial em Brasília – escritório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) voltado à atuação junto aos tribunais superiores e órgãos federais – tem novo endereço.
A inauguração do local ocorreu nesta quarta-feira, 21, com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, do procurador-chefe do escritório, Fernando Filgueiras, da secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco e da adjunta da pasta, Lourdes Martini, além de outros procuradores, servidores públicos, e colaboradores dos órgãos.
O novo imóvel tem o menor custo por metro quadrado dentre as opções disponíveis no mercado e em comparação com o endereço anterior.
Além de custar menos para os cofres públicos, o endereço oferece melhor estrutura para os procuradores do Estado, servidores, estagiários e terceirizados que atuam na Capital Federal.
ELEIÇÃO LEVE OU PESADA?
Florianópolis – Mal começou as campanhas eleitorais no geral e, Topázio Neto (PSD) já se destaca, basta analisar as palavras da sua respectiva oposição, enquanto Topázio se mantem focado, Dário Berger (PSDB) e Gean Loureiro (UB) o atacam; ainda não perceberam que o povo de Florianópolis não quer ver briga, e sim, ver o trabalho, a evolução pública da cidade.