O eclipse parcial da Lua foi flagrado por um fotógrafo de Santa Catarina no fim da noite de terça-feira (17). As imagens foram feitas por Alan Pedro na Praia da Gamboa, em Garopaba, no Sul do estado, por volta das 23h30.
O fenômeno corre quando apenas uma parte da Lua fica encoberta pela sombra da Terra. Durante o eclipse parcial, o satélite natural entrou na penumbra da Terra, ficando até 3,5% obscurecida (veja as imagens).
“A natureza é impressionante e acho importante as pessoas estarem conectadas a esses espetáculos, pois pode nos ensinar muitas coisas. Além de ser algo lindo, na minha opinião”, disse o fotografo.
O fenômeno teve início às 21h41, com a fase penumbral. O início do eclipse parcial aconteceu às 23h12 e o ápice do fenômeno foi às 23h44.
O eclipse também foi visível na América do Norte, na Europa, em grande parte da África, da Ásia Ocidental e partes da Antártida.
Fotográfo há mais de 20 anos, Pedro já flagrou outros eclipses. Em 2022, ele fez imagens do eclipse lunar total no estado.
Eclipse lunar total é visto no céu de Santa Catarina; FOTOS
Conheça o ‘caçador de meteoros’ que observa céu de SC há 7 anos
Eclipses de 2024
Veja o calendário de eclipses deste ano:
24-25 de março – Eclipse penumbral da Lua (visível em todo o país)
8 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil)
17-18 de setembro – Eclipse lunar parcial (visível em todo o país, de forma tênue)
2 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país como parcial)