Duas aves da espécie jacucaca resgatadas na Bahia viajaram mais de 2,5 mil quilômetros de avião até o zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O transporte aéreo diminuiu o trajeto de 34 para nove horas.
A espécie, de nome científico Penelope jacucaca, é vulnerável de extinção, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As aves ficarão no zoológico porque elas não podem mais voltar à natureza.
Após serem avaliadas, foi decidido que elas não poderiam mais voltar à natureza, informou a Latam, companhia aérea responsável pelo transporte aéreo dos animais. O g1 entrou em contato com o Cetas de Salvador e com o Zoo Pomerode e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O voo com as aves partiu da capital baiana, fez escala em Congonhas, em São Paulo, e parou em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. A cidade fica a cerca de 70 quilômetros de Pomerode.
Após chegarem ao zoológico, elas ficaram em quarentena. Será coletado ainda o material para a realização do teste de sexagem dessas aves.